sábado, 27 de outubro de 2018

apocalipse

Eu estava aqui lembrando que em 2002, quando eu tinha 12 anos, estava assistindo TV com alguns membros da minha família, esperando os resultados das eleições. Eu não estava dando a mínima pr'aquilo, até que começaram a dizer coisas tipo: "O Lula não pode ganhar! Vai ser o fim do Brasil! O real vai perder o valor, nosso dinheiro não vai valer nada!"
O dia em si vem como um sonho, mas eu consigo lembrar do pânico que senti diante daquelas afirmações.
Eu não tinha consciência política alguma para além das brigas e recriminações entre a minha família materna (pobre, nordestina, negra, de direita) e o meu pai (petista)... então comecei a imaginar algo como o apocalipse acontecendo se o Lula ganhasse. Gritaria, fome, saqueamentos...
Eu senti medo, e comecei a torcer para ele não ganhar.
Ele ganhou, nada disso aconteceu. Bem pelo contrário.
Eu era inocente, acreditava em qualquer coisa que me dissessem.
Quem colocou o pânico na minha cabeça também era... Minha avó paterna, filha de militar, mas uma pessoa sem estudo e sem pensamento crítico, que apesar da muita idade acreditava e ainda acredita em tudo que ouve na TV e nas rodinhas familiares (especialmente se o discurso conservador vier da boca de um homem).
Ela estava errada. Lula ganhou e o apocalipse não aconteceu.
Ainda assim, todos esses anos passaram, e o discurso continua o mesmo. Ela ainda acredita nesse discurso.
Não acho que todos são inocentes. Muitas pessoas são guiadas por puro ódio! Quem gera a notícia falsa que alimenta minha avó sabe muito bem o que está fazendo. Traça a mentira de forma muito consciente, usando das inseguranças do povo para gerar pânico em troca de resultados específicos. Mas tem os que como minha avó acreditam na mentira, os que não têm base para discernir as más intenções.
Me perguntaram se eu já chorei pelo resultado das eleições até agora, ou pelo que o futuro nos reserva.
Eu não estou surpresa com as coisas que estão acontecendo. E acredito que o conservadorismo e a censura já estão estabelecidas de muitas formas na nossa sociedade, o que facilitou a chegada desse momento. Mas é claro que eu tenho medo de uma censura completa, escancarada, e da intensificação do ódio.
Eu chorei. Chorei quando vi os planos para "educação" do Voldemort.
Tenho, atualmente, inúmeras críticas ao sistema de educação brasileiro, mas as coisas podem ficar ainda piores, e isso é terrível, porque o descaso com a educação é justamente o que mantém as amarras do povo. É o que mantém o Brasil nessa prisão moral e cheia de ódio. É o que faz com que as pessoas tenham na mente a imagem de um apocalipse brasileiro, com gritaria, fome e saqueamento, caso Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado não ganhe.