sábado, 1 de abril de 2023

autoestima?

Texto de 1 de abril de 2019

De tempos em tempos surgem pessoas me perguntando: "como ter auto-estima? Como lidar com o ódio da sociedade?"
A verdade é que eu não tenho uma resposta definitiva para dar. Não existe resposta definitiva. Cada pessoa passa por situações diferentes, cada caminho é um caminho, e só uma coisa é certa: não existem atalhos.
Nós crescemos sendo massacradas pela sociedade, internalizando o ódio das pessoas... E é extremamente difícil se livrar disso - especialmente porque SE AMAR não vai fazer com que as pessoas sejam menos escrotas com você! E nós não somos inabaláveis! Ninguém é! Às vezes a escrotidão do mundo vai penetrar o seu auto-amor e te fazer sentir que você realmente não tem o direito de existir, porque as pessoas não te deixam esquecer que é isso que pensam, em cada ato violento, em cada proibição e exclusão social.
Ser abalada por todo esse ódio social não é sinal de fraqueza. O importante é continuar, não desistir. Recomeçar, se for preciso.
Eu não tenho respostas para dar, eu só tenho a minha história. Só posso mostrar como foi que eu cheguei onde estou. E eu não cheguei "no fim". Todos os dias tenho novas coisas para desconstruir e reconstruir de forma mais saudável. Sou meu próprio "projeto em desenvolvimento".
Construção de auto-estima leva TEMPO. É tirar tudo de ruim que colocaram nas nossas cabeças a vida inteira e colocar coisas boas no lugar.
Não tem como plantar uma semente HOJE e esperar que ela  seja uma árvore frutífera AMANHÃ. Você tem que regar a semente, alimentar a semente, conversar com a semente... e protegê-la de fatores externos... Como a praga, por exemplo. O ser humano cheio de ódio é a praga.

Seja gentil consigo mesma. Tão gentil quanto seria com outra pessoa.
Conheça a si mesma melhor do que ninguém.
Humanize-se. Saiba que você tem o direito de  existir e de ser feliz.

E acima de tudo, PERMITA-SE viver o que desejar, desde que não fira ninguém diretamente!